PPGBA

Postgraduate Degree Programme in Animal Biology

Sobre o Programa

Bem vindo ao site do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Aqui você encontrará informações sobre os orientadores e mestrandos vinculados ao programa, projetos em andamento, estrutura curricular, dissertações concluídas, forma de ingresso, dentre outras.

As inscrições para seleção do mestrado, matrículas e visualizações dos conceitos finais das disciplinas são feitas exclusivamente no Portal da Pós-Graduação – Biologia Animal.

O PPGBA possui duas linhas de pesquisa: Sistemática e Bionomia Animal e Morfofisiologia e Fisiopatologia Animal. No seu conjunto, o quadro de orientadores atua em diversas áreas incluindo entomologia, patologia, fisiopatologia da reprodução, parasitologia e reprodução animal, além de estudos sobre taxonomia, ecologia e história natural de helmintos, microcrustáceos aquáticos, crustáceos parasitas, peixes ósseos, anfíbios anuros, serpentes, aves e mamíferos. O curso possuí área de concentração em Zoologia, sendo parte da área de avaliação Biodiversidade da CAPES. Tem conceito 3.

Objetivos

O PPGBA tem como objetivos qualificar docentes e/ou pesquisadores nas diferentes áreas da biologia animal. Além disso, o programa pretende estimular a formação integrada, proporcionando o desenvolvimento de pesquisas, aulas de campo e participação em projetos de diferentes grupos de pesquisa, de acordo com os interesses de cada mestrando.


Notícias PPGBA


Pesquisadores fazem primeiro registro de morcego hematófago na Capital

Pesquisadores fazem primeiro registro de morcego hematófago na Capital Pesquisadores do Mestrado em Biologia Animal da UFMS publicaram artigo acadêmico com o primeiro registro de espécie hematófaga de morcego em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Popularmente conhecidos como “morcegos vampiros”, os morcegos hematófagos se alimentam exclusivamente de sangue de animais vertebrados. Os autores do […]

Resultado da seleção de alunos especiais e visitantes – 1º semestre de 2017

O Curso de Mestrado em Biologia Animal divulga o resultado final da seleção de alunos especiais e visitantes para o 1º semestre de 2017.