Orientações importantes para o Período de Matrículas de 2015-2

Postado por: Nádia Scheeren

Atenção acadêmicos dos cursos de Graduação do CCBS:

Após reunião entre Direção, Coordenação de Gestão Acadêmica, Secretaria Acadêmica e Coordenações de Cursos de Graduação, ficaram combinados os seguintes trâmites para a Renovação de Matrícula do Período Letivo 2015/2:

5 e 6 de outubro: Inscrição da matrícula (on-line) para o Período Letivo2015/2;

8 e 9 de outubro: Período para confirmação da matrícula  do semestre e solicitação de inscrição em disciplinas isoladas (presencial com o coordenador de seu curso).

OBS: A coordenação de curso pode estipular dia e horário para atendimento de determinado semestre de enquadramento. Favor, ficar atento aos informativos das coordenações de cursos. Neste semestre, o acadêmico solicitará matrícula em disciplinas isoladas ao coordenador de seu curso, através de requerimento próprio, e o coordenador do curso do acadêmico verificará com o coordenador da disciplina a possibilidade de vaga;

5 a 29 de outubro: Prazo para trancamento do Período Letivo 2015/2 (presencial na Secac);

6 de outubro: Inscrição de alunos especiais (presencial na Secac);

6 de outubro: Prazo limite para acadêmicos que não ingressaram em 2015/2 realizarem solicitação de aproveitamento de estudos realizados anteriormente;

13 a 16 de outubro: Período de Ajustes de Matrícula por parte da Coordenação de Curso, em que os coordenadores estarão providenciando as vagas necessárias e possíveis para atender às demandas de disciplinas isoladas;

19 a 28 de outubro: Período de validação da matrícula pela Direção, nas Secretarias Acadêmicas das Unidades.

OBS: Período para trabalho administrativo das Secacs. Não efetuaremos cancelamentos de matrícula de disciplinas após os ajustes da coordenação;

13 de outubro: Início do Período de aulas do 2° semestre do ano letivo de 2015. (Orientamos que, no dia da Confirmação de Matrícula, o acadêmico se informe com o coordenador de curso o dia exato do início de suas aulas.);

13 e 14: Período para solicitação de Abreviação de cursos (presencial).

ATENÇÃO PARA AS OBSERVAÇÕES ABAIXO:

  • Das datas acima mencionadas, chamamos a atenção para as três datas que estão destacadas em vermelho. O acadêmico que tiver interesse em se matricular no Período Letivo 2015/2 deverá cumprir o prazo das duas primeiras datas. O acadêmico que tiver interesse em trancar o curso deverá cumprir o prazo da terceira data. Caso os prazos não sejam cumpridos, o acadêmico perderá o vínculo com a Instituição.

 

  • Os acadêmicos que não estiverem em Campo Grande nos dias 8 e 9 de outubro devem preencher uma PROCURAÇÃO e anexar cópia de seu documento de identidade para autorizar terceiros a realizar sua matrícula presencialmente. Orientamos que, nestes casos, informem sua coordenação de curso antecipadamente, por e-mail, e deixem com o procurador a lista das disciplinas isoladas que são do interesse do acadêmico em cursar durante 2015-2, pois o período para essa solicitação será o mesmo.

 

  • Para solicitar inscrição em disciplinas isoladas, é de responsabilidade do acadêmico o Preenchimento do Campo 1 do Requerimento de Matrícula em Disciplinas Isoladas. Para isso, o acadêmico deverá saber: nome, código de disciplina, horário, turma e curso para o qual a disciplina é ofertada. Orientamos o acadêmico que, nos dias que antecedem a confirmação presencial de matrícula (5, 6 e 7 de outubro), procure essas informações com os outros cursos. Para os cursos do CCBS, os horários estarão disponíveis no mural próximo à Copiadora.

  • A Resolução Coeg Nº 454/2015, no Art. 2º, desconsidera, em caráter excepcional, a exigência de disciplinas como pré-requisitos em matrículas de disciplinas do segundo semestre letivo de 2015. Este Centro considera que a quebra de pré-requisito é para possibilitar a matrícula em disciplinas do segundo semestre que tenham como pré-requisito disciplinas que não foram concluídas no primeiro semestre letivo de 2015, devido à greve. Por isso, a matrícula no segundo semestre de 2015 será guiada pelos Planos de Estudos elaborados à época da alteração de estrutura.

Aproveitamos para divulgar um Comunicado da CAA/Preg:

Errata da Resolução COEG nº 454/215:

a) O prazo de 5 e 6 de outubro de 2015, para “Inscrição em disciplinas isoladas em outros cursos”, deve ser ignorado, e que de acordo com o Art. 12 da Resolução Coeg nº 401/2013, in verbis, “(…) Art. 12. Solicitação de inscrição em disciplinas que não constarem na estrutura curricular do curso poderá ser requerida ao Coordenador na fase de confirmação da renovação da matrícula.(…)”. Portanto, o prazo correto é 8 e 9 de outubro de 2015, que são os dias de confirmação da matrícula.

b) Os prazos de 2 e 16 de outubro de 2015, sobre aproveitamento de estudos para ingressantes em 2015/2, estão prorrogados até os novos prazos que serão estipulados na definição da reposição de aulas do primeiro semestre letivo de 2015.

 

Desejamos um bom início de semestre letivo.

A equipe Secac está a disposição para melhores informações.

Secac/CCBS