Informações/Contato

História do Curso

A história da pós-graduação stricto sensu no curso de Graduação em Enfermagem da UFMS caminha junto com a sua criação.

Criado em 1991, o curso de Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do sul, tem como marca predominante em seus 24 anos de existência, a formação de enfermeiros, a qualificação de seus docentes e a qualidade da sua produção técnica e científica. Tão logo se implantou o curso de graduação, promoveu-se, no ano de 1994, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu – Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica – em convênio com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A realização deste curso visou a qualificação dos docentes da área de saúde da mulher para atuação nos ambientes de atenção a saúde da mulher e, prioritariamente, em centros obstétricos.

A articulação institucional e dos docentes com a UNIFESP foi decisiva na criação de um programa de pós-graduação stricto sensu – Mestrado Acadêmico – denominado como “Mestrado Interinstitucional- MINTER”. Assim, teve inicio no segundo semestre de 1997, o curso de mestrado para 11 dos 23 docentes do curso de graduação em enfermagem da UFMS. Com a conclusão do mesmo, os docentes dedicaram-se na organização e realização de cursos de especialização de acordo com a necessidade local e regional: Urgência e Emergência e Enfermagem Obstétrica.

A maioria das docentes egressas do MINTER já concluiu o doutorado em diferentes instituições como: UNIFESP, USP e UFMS. O doutoramento das docentes foi possível pela iniciativa individual e amparo das instituições UFMS/CNPQ/CAPES. Hoje contamos com um significativo quadro de doutores participando em programas de pós-graduação.

Nessa trajetória foi promovido o curso de especialização em Práticas de Enfermagem Avançadas em Atenção Primária à Saúde em convênio com a Faculdade de Enfermagem LAWRENCE S. BLOOMBERG da Universidade de Toronto, Canadá.

As considerações acima descritas foram incluídas na proposta APCN e, após as avaliações pertinentes, a aprovação do curso foi obtida em 19 de dezembro de 2011, sob o número 7708.

O curso é o primeiro no Estado de Mato Grosso do Sul(MS) na área específica da Enfermagem, atendendo uma demanda de egressos de vários cursos de graduação em enfermagem do estado e da região, além dos profissionais dos serviços de saúde.

A criação do mestrado foi um compromisso social da UFMS com a categoria profissional da Enfermagem, uma vez que o curso de graduação desta instituição também foi o primeiro no MS e necessitava atender à necessidade de qualificação de seus egressos.

A Comissão de Pesquisa e Pós graduação do então Departamento de Enfermagem, composta pelas docentes doutoras Vilma Ribeiro da Silva, Maria da Graça da Silva, Maria Gorette dos Reis, Marisa Dias Rolan Loureiro, Cristina Brandt Nunes e Maria Auxiliadora de Souza Gerk, trabalhou intensivamente no ano de 2011 para elaborar a APCN que foi enviada a CAPES. Destacamos que, nesta ocasião, houve a necessidade do corpo docente do curso ser multidisciplinar, para atendermos as exigências da CAPES quanto à produção científica.

Após a sua aprovação, em julho de 2012 foi desenvolvido o primeiro processo seletivo, com 44 candidatos inscritos para as 12 vagas disponíveis. As vagas foram preenchidas, sendo distribuídas equitativamente entre os orientadores elencados no edital. A turma ingressante iniciou as atividades em agosto de 2012.

Em fevereiro de 2013, foi aberto e desenvolvido o segundo processo seletivo do curso, com 29 candidatos inscritos para as 12 vagas disponíveis. As vagas foram preenchidas, sendo distribuídas equitativamente entre os orientadores elencados no edital. A turma ingressante iniciou as atividades em março de 2013.

Em fevereiro de 2014 foi desenvolvido o terceiro processo seletivo, com 22 candidatos inscritos para as 12 vagas disponíveis. Foram preenchidas 07 vagas, sendo distribuídas entre os orientadores elencados no edital, ficando dois orientadores com duas orientandas cada um e os demais com um orientando. A turma ingressante iniciou as atividades em março de 2014. Em abril de 2014 foi aberto novo edital para preenchimento das cinco vagas restantes. Inscreveram-se 14 candidatos, dos quais seis foram selecionados, sendo cinco aprovados e um classificado. Essa turma iniciou as atividades em julho de 2014.

Em fevereiro de 2015 foi desenvolvido o quarto processo seletivo, com 45 candidatos inscritos para as 12 vagas disponíveis. As vagas foram preenchidas, sendo distribuídas entre os orientadores listados no edital. A turma iniciou as atividades em abril de 2015.

Considerando as especificidades da região, ainda que a área de concentração seja única e o público alvo sejam os enfermeiros, o corpo docente é composto por docentes enfermeiros doutores e também por docentes com diferentes áreas de formação profissional. A maioria dos docentes enfermeiros é lotada no Campus da UFMS (campus de Campo Grande), três pertencem ao Campus de Três Lagoas. As outras áreas se distribuem pela participação de duas docentes fisioterapeutas do Curso da Fisioterapia da UFMS (graduação e mestrado em Saúde da Família), uma docente odontóloga, da área de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMS (graduações e pós graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias) e uma engenheira sanitária (graduações e pós graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste).

Existe um acordo de cooperação entre a UFMS e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que possibilita a participação de duas docentes enfermeiras no programa, sendo uma no quadro permanente e a outra no quadro de professores colaboradores.

Os ingressantes no curso são oriundos principalmente da capital e do interior do Estado. Porém há discentes de outros Estados, como Mato Grosso e São Paulo. A procura pelo curso de mestrado é feita tanto por profissionais dos diferentes serviços e setores de saúde como de enfermeiros que atuam nos cursos de graduação da região.

A primeira defesa de dissertação ocorreu em 03 de junho de 2014 e, posteriormente a mestranda foi aprovada em concurso público para carreira do magistério superior, designada para o curso de graduação em Enfermagem da cidade de Coxim, campus da UFMS.

A terceira mestranda a defender sua dissertação, em 07 de julho de 2014, foi aprovada em concurso público para carreira do magistério superior, designada para o curso de graduação em Enfermagem da cidade de Imperatriz do Maranhão/MA.

A nona mestranda a defender seu trabalho, em 05 de setembro de 2014, foi contratada como docente do curso de graduação em Enfermagem em uma instituição de ensino privada na cidade de Campo Grande/MS.

As docentes do curso atuam em cenários diversificados de prática, promovendo interação nos diferentes níveis de atenção a saúde. Além do Hospital Universitário que é referência em especialidades tanto local, quanto regional, outros convênios são firmados. Vale destacar o convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – MS, com o Hospital Regional “Rosa Maria Pedrossian” (instituição pública estatual) e com a Associação Beneficente de Campo Grande – Santa Casa, referência no atendimento a várias especialidades médicas. Além dessas citadas, outras instituições especializadas, como a unidade de internação para pessoas com transtornos mentais (Hospital Nosso Lar/ CAPS) e crianças e adolescentes com deficiência (Associação Pestalozzi de Campo Grande) também são utilizados como ambientes de experiências práticas, de ensino, pesquisa e extensão.

Os docentes e mestrandos que atuam em pesquisas experimentais têm acesso aos laboratórios de microbiologia, tanto na UFMS como no Hospital Universitário bem como por meio de convênios com o Laboratório Central do estado (LACEN).

Assim, esse curso busca integrar saberes e ambientes a fim de promover melhores estudos e avanços na Enfermagem local, regional e nacional.

Objetivos

Número de Créditos

São necessários 30 créditos, obtidos entre disciplinas obrigatórias, optativas e atividades complementares, para conclusão do curso.

Bolsas

O PPGENF oferece regularmente bolsas de estudo da Capes e de outras agências. Entretanto, não há garantia de bolsas de estudo para todos os alunos aprovados.

Fale Conosco

Secretária: Tais Garcia
Funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 7h às 11h, e das 13h às 17h.
Fone: +55 (67) 3345-7768

Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Unidade 12 – piso superior

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Cidade Universitária – Caixa Postal 549

79070-900 Campo Grande, MS, Brasil

e-mail: ppgenfermagem.ccbs@ufms.br