Liberação de novas solicitações de animais/Biotério Central-UT/Inbio

Postado por: Carlos Roberto Rosi Rosi

Informamos que, as novas solicitações de animais para o 2º semestre de 2017 estarão liberadas a partir do dia 03/05/2017.

Desta forma, o formulário de previsão de utilização de animais para o segundo semestre 2017, disponível nesta página no Menu Formulários, deverá ser entregue devidamente preenchido junto à Secretaria do Biotério, com antecedência necessária para o atendimento à solicitação. As programações de retiradas devem ser determinadas, uma vez que a reprodução de animais, para atender ao ensino, a pesquisa, e à extensão será realizada somente mediante as previsões encaminhadas ao Biotério, uma vez que esta Unidade Técnica mantém um estoque de animais suficiente para renovação de matrizes, de acordo com o fluxograma interno de criação.

Com o formulário de Previsão, deverá ser entregue a cópia do Certificado CEUA, que consta vigência do projeto, espécie/linhagem, número de animais, peso/idade, e sexo (ATENTAR PARA A VIGÊNCIA DO PROJETO).

Todos os alunos envolvidos no Projeto que irão utilizar o Setor de Experimentação do Biotério, deverão realizar Treinamento, condição necessária para o manejo dos animais, devendo, portanto, agendá-lo junto à Secretaria do Biotério antes da retirada dos animais, bem como entregar todo o material de consumo para a execução do Projeto no Setor de Experimentação, uma semana antes da retirada dos animais do Setor de Criação.

Informamos ainda que, as Salas de Experimentação possuem condições ambientais padronizadas (ciclo claro/escuro, e temperatura e umidade) para todos os experimentos ali conduzidos. Assim, aqueles experimentos que necessitarem condições especiais, os pesquisadores deverão buscar espaços alternativos para condução do seu Projeto.

Outrossim, os experimentos com períodos de duração muito longo (acima de 05 meses), passarão por análise, quanto a possibilidade de utilização do Setor de Experimentação em razão da grande demanda de projetos. Portanto, todos os pesquisadores devem informar no Formulário de Previsão de Utilização de Animais, o período de utilização do Setor de Experimentação para que o Biotério analise e se manifeste quanto a possibilidade de utilização; bem como, atentar quanto ao término da utilização prevista deste Setor, avisando, através de Comunicado Interno com um prazo de 30 dias antes do seu vencimento, quanto a sua prorrogação, devido as demandas de projetos que estão no aguardo para ocuparem o espaço.

IMPORTANTE: Pesquisadores devem fazer considerar que a solicitação dos animais deve ser a última etapa do planejamento de sua atividade, e deve ser conduzida quando todas as condições para utilização dos animais estiverem estabelecidas, principalmente em relação aos insumos necessários à realização do projeto, inclusive treinamento de todos alunos envolvidos no projeto, que deverá ser agendado junto a Secretaria do Biotério.