LASME – Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem

Postado por: Anacarla Previato

PROMOVENDO SAÚDE COM ARTE NA OFICINA CUIDANDO DAS LOBAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Desde a Reforma Psiquiátrica acompanhamos uma nova contextualização das pessoas com transtornos mentais. Assim, este novo modelo de atenção à saúde, abordam um tratamento holístico, retirando a doença do foco principal, trazendo as questões biopsicossociais. Portanto as oficinas terapêuticas desenvolvidas dentro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) permitem que os pacientes projetem seus conflitos pessoais por meio de atividades artísticas valorizando o seu potencial criativo e expressivo, fortalecendo sua autoestima e autoconfiança.

Pensando nisso, a Liga de Saúde Mental em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (LASME) em parceria com a enfermeira do CAPS promove saúde fazendo arte em uma oficina com o nome “Cuidando das Lobas”. Esta oficina proporciona um espaço de construção de atividades manuais e conversas sobre saúde, contribuindo na melhora das pacientes.

O “Cuidando das Lobas” ocorre uma vez por semana, em um CAPS II em Campo Grande MS. Composto por mulheres acima de 45 anos que se encontram no período do climatério ou menopausa. Seu objetivo é desenvolver trabalhos manuais, associados à orientações sobre o período em que as pacientes se encontram no ciclo vital. Iniciamos com atividades de ponto cruz e conversas sobre menopausa, climatério e sexo na melhor idade. Outros encontros fazendo aparadores feitos de jornal e falando sobre, mitos e verdades da hipertensão arterial e qualidade de vida. Também foi realizada uma aula prática sobre alimentação saudável e uma dinâmica sobre superação da depressão.

O acompanhamento destas mulheres pela LASME durante os quatro meses, possibilitou a percepção na melhora do convívio social, na evolução da autonomia tanto nas escolhas das cores, como na participação das conversas sobre saúde.

bordando

LASME/facebook