Identificação do Curso

LOGO_Fisioterapia

FORMAÇÃO: Bacharel em Fisioterapia

PROFISSÃO: Fisioterapeuta

MODALIDADE DE ENSINO: Presencial

CÂMPUS: Campo Grande

NÚMERO DE VAGAS: 40

PERÍODO: integral (matutino e vespertino)

DURAÇÃO: mínimo 10 semestres e máximo 16 semestres

OBJETIVOS DO CURSO

Formar fisioterapeutas com visão crítica e ampla oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de competências desde as específicas para o exercício da fisioterapia até a visão de mundo e sociedade. Que atuem de forma interdisciplinar e que concorram para a transformação da realidade, com autonomia profissional, social e ética. Formar profissionais com competências para a atenção integral à saúde cinético-funcional dos indivíduos e coletividades, com qualidade, eficiência e resolutividade. Cidadãos conscientes de suas responsabilidades profissionais e sociais, comprometidos com a realidade em que vivem, que estejam em permanente atualização mediante as demandas do dinâmico mundo do trabalho, das políticas de saúde e do Sistema Único de Saúde. Contribuir para a formação de um indivíduo apto a identificar as necessidades de saúde e a intervir na saúde das pessoas, considerando o processo saúde/doença/cuidado em suas múltiplas dimensões, e concorrendo para a transformação da realidade, com autonomia intelectual, social e ética.

ATIVIDADES INERENTES

Atividades de promoção, prevenção e recuperação da saúde funcional dos indivíduos e coletividades. Atividades de gestão de equipes e serviços de saúde. Atividades no âmbito do controle social e das políticas de saúde. Atividades educacionais.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Entre as áreas de atuação do Fisioterapeuta, incluem-se à saúde da criança e do adolescente, da mulher, do homem, do idoso, do trabalhador e de todos os indivíduos e coletividades nos diferentes níveis de atenção à saúde. Ele participa de ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. O profissional atua na gestão e participa no controle social com ações pertinentes às políticas e práticas em saúde. Além das áreas colocadas acima, pode atuar em especialidades como Fisioterapia Respiratória, Neurofuncional, Músculo-esquelética, Dermatofuncional, Cardiovascular, Terapia Intensiva adulta, pediátrica e neonatal, Ergonomia, entre outras.