Curso de Graduação em Alimentos

HISTÓRICO
O “Curso Superior de Tecnologia em Alimentos” foi criado oficialmente por meio da Resolução nº 54, de 01 de julho de 2010, do Conselho Universitário/UFMS, com sua implantação no 1º semestre de 2011.
Atualmente o curso recebe o nome oficial de “Alimentos” com grau Tecnológico e reconhecimento pelo MEC no ano de 2014, obtendo a média 4. É um curso noturno com duração de 3 anos, com a estrutura curricular fundamentada nas características socioeconômicas do Estado de Mato Grosso do Sul. Possui como focos principais disciplinas tecnológicas relativas aos processos de industrialização dos produtos de origem vegetal e animal e também de abrangência gerencial.
Até meados dos anos 90, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS/UFMS congregava docentes com formação em Farmácia, Educação Física, Ciências Biológicas, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Enfermagem, Química e Odontologia, quando iniciou a contratação de professores com interesse na área de Alimentos com formação do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública.
Atualmente denominada Unidade de Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública, a qual abriga os laboratórios de Físico-Química, Processamento de Alimentos de Origem Animal e Processamento de Alimentos de Origem Vegetal e Microbiologia de Alimentos. Uma Unidade Processadora de Alimentos está sendo implantada com inauguração prevista para 2016, contendo áreas independentes para produtos de origem vegetal e animal, área de controle de qualidade e salas de aula.
A oferta do curso justifica-se pelo crescimento do número de pequenas e grandes empresas no setor alimentício, aumentando, consequentemente, a demanda de recursos humanos com conhecimento técnico na área, e pela importância da participação deste profissional nas discussões acerca das atuais mudanças do setor produtivo por sua relação direta com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, produção e processamento de alimentos, marketing e comércio, entre outros, com vistas à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e o desenvolvimento sustentável.
Visando atingir os objetivos essenciais de aprimoramento do ensino o Curso de Alimentos vem se inserindo ativamente nas atividades de pesquisa e de extensão, estimulando desenvolvimento de novos produtos associados a preservação dos recursos naturais do meio ambiente de Mato Grosso do Sul, especialmente da fauna e flora do Pantanal e do Cerrado, região onde está inserido, promovendo ações de relevância social e econômico nas áreas de carne, laticínios, grãos e frutos, sobretudo a partir da polpa de frutos e sementes nativos, tais como arroz pantaneiro, bocaiuva, jatobá, guavira, baru, jenipapo, entre outros.

Bocaiúva

Fruto da Bocaúva

Bacuri

Fruto do Bacuri

arroz

Arroz pantaneiro ou arroz selvagem

Araticum

Araticum


Informações do Curso


Notícias


VI CURSO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS DO PANTANAL E DO CERRADO

O curso acontecerá nos dias 09 e 10/12 próximos, no Auditório do LAC, nos períodos matutino e vespertino (das 8 às 12h e das 14 às 18h). Será aberto a população em geral, gratuito e com emissão de certificado. A alimentação do intervalo será elaborado a partir de frutos nativos! Inscreva-se: ENCERRADO

XXI Jornada Acadêmica de Farmácia

Será realizado nos dias 21 a 23 de novembro de 2016, a XXI Jornada de Farmácia da UFMS | O farmacêutico além do balcão – uma integração profissional. O evento acontecerá no auditório do Espaço Multiuso da UFMS e contará com a presença de palestrantes de grande experiência profissional. Acesse o site a página do […]

II Workshop de Nutrição Esportiva da UFMS

A Comissão Organizadora do II Workshop de Nutrição Esportiva da UFMS convida você para participar de nosso evento a se realizar nos dias 18 de novembro (no Auditório da Faculdade de Odontologia – FAODO) e 19 de novembro (no Auditório do Laboratório de Análises Clínicas – LAC) na UFMS Campus de Campo Grande O II Workshop de Nutrição […]